sexta-feira, 13 de março de 2009

Comando "fica"

Para ensinar o “fica”, coloque o seu cão sentado em sua frente apenas a poucos passos de distância. Com a palma da mão voltada para ele, dê um passo pequeno para trás e retorne com a mão ainda estendida. Recompense com um petisco.

No começo, é importante que os passos sejam lentos, pois movimentos rápidos podem estimular o cão a sair da posição desejada.

Repita o processo de dar um passo para trás e voltar, aumentando de forma gradual o tempo de retorno. Comece com 2 segundos, depois passe para 4 segundos e aumente até você achar que o cão já se deu conta do exercício.

Agora você irá aumentar também a quantidade de passos para trás e inserir o comando. Diga “fica”, dê dois passos para trás e volte. Sempre recompensando e com a mão estendida.

Se o cão der indícios de que irá se levantar, volte o mais rápido possível e impeça que ele saia da posição.

Uma vez fixado o comando, você poderá dificultá-lo, seja movimentando-se em círculos ao redor do cão, seja de costas para ele ou mesmo passando por cima dele. O importante é que distrações sejam impostas para que o cão entenda que deverá obedecer o comando em toda e qualquer situação e não somente quando este possa manter contato visual com o seu dono.

Autor(a): Paula Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário