sexta-feira, 13 de março de 2009

Comando "vergonha"

O comando é bem fácil de ensinar. É só colocar no focinho do cão alguma coisa que o incomode. Pode ser um barbante, um pedacinho de durex, qualquer coisa que ele vá usar a pata pra tirar. Entregue a recompensa. Quanto mais eficiente for a entrega, melhor o efeito. E pode usar o elogio junto com a recompensa.
Depois de algumas vezes, o cão deve começar a oferecer a batida de pata espontaneamente. Elogio, e recompensa. Quando estiver bem firme, introduzir o comando, inicialmente dizendo-o simultaneamente à ação do cão, e depois dizendo-o antes, e só premiando quando o cão fizer depois do comando.

- Coloque o durex no focinho;
- Quando o cão passar a pata, diga ‘muito bem’, recompense e retire o durex;
- Recoloque o durex, e novamente elogie e recompense, retirando depois o durex;
- Faça isso umas 5 ou 6 vezes, até perceber que o cão está colocando a pata no focinho logo que você vai colocar o durex;
- Leve a mão como se fosse colocar o durex – se ele colocar a pata no focinho antes de você chegar lá, elogie muito e recompense;
- Tente fazer isso novamente, sem completar a colocação, e recompensando;
- Se ele não colocar a pata sem você colar o durex no focinho, faça mais algumas vezes colocando.

Você vai ver que logo o cão estará colocando a pata no focinho assim que você aproximar a mão. Aí, é só seguir a rotina de qualquer comando, quando vamos introduzir o comando verbal: PRIMEIRO, dê o comando novo (“vergonha”, ou “que feio”), DEPOIS, o comando que o cão já sabe (aproximar a mão como se fosse colocar o durex).

Autor(a): Deborah Leão [editado]

Nenhum comentário:

Postar um comentário